Direitos e deveres dos utilizadores

Para que o Centro de Documentação do ISPA, possa prestar um serviço de qualidade, como se propõe na sua Missão, é fundamental o estabelecimento de um compromisso mútuo entre o Centro de Documentação e os seus utilizadores. Este compromisso reflecte-se na presente:

 

Carta de Direitos e Deveres dos utilizadores do Centro de Documentação do ISPA

  

Direitos dos Utilizadores

Os utilizadores do Centro de Documentação do ISPA têm os seguintes direitos: 

 

  • À prestação de serviços do Centro de Documentação, com horários orientados para a satisfação, na medida das disponibilidades e necessidades dos utilizadores;
  • Acesso ao fundo documental disponibilizado de forma organizada e arrumado de forma sistemática;
  • Ao atendimento amável e cordial com orientação e atenção personalizada, seja de forma presencial, telefónica ou por correio electrónico;
  • A recuperar e aceder à informação correcta e pertinente em qualquer suporte;
  • À dedicação por parte dos técnicos no apoio à pesquisa de informação em todos os recursos de carácter científico disponíveis;
  • A adquirir capacidades e competências específicas na utilização dos recursos de informação disponíveis;
  • A receber informação actualizada relativa ao funcionamento e serviços do Centro de Documentação;
  • A ter acesso remoto a informação bibliográfica, recursos e serviços online;
  • A participar na avaliação e no processo de melhoria contínua dos serviços do Centro de Documentação;
  • À confidencialidade dos seus dados pessoais. 

  

Deveres dos Utilizadores 

Os utilizadores do Centro de Documentação têm os seguintes deveres: 

 

  • Respeitar a integridade das instalações, equipamentos e de todos os documentos (livros, revistas, obras de referência, etc.) do Centro de Documentação;
  • Cumprir as indicações da equipa do Centro de Documentação, as disposições que regulamentam os serviços e, em especial, as normas do serviço de empréstimo domiciliário;
  • Ter disponibilidade, aquando da procura dos serviços de referência e apoio bibliográfico, no sentido dos funcionários poderem responder às suas necessidades e expectativas;
  • Utilizar as ferramentas e serviços on-line disponíveis para agilização de processos;
  • Omitir os comportamentos que podem perturbar a prestação dos Serviços do Centro de Documentação e interferir com os direitos dos outros utilizadores;
  • Manter os dados pessoais actualizados;
  • Respeito pelos Direitos de Autor e Direitos Conexos relativos à propriedade intelectual, nomeadamente na utilização do serviço de reprodução de documentos.