Centro de Documentação

Espaços de encontro no processo de transformar informação em conhecimento

 

Criminologia, Reabilitação, Psicologia Ambiental, Psicologia  Educacional, Comportamento Organizacional, Neurociências, Etologia, Ecologia, Psicobiologia, Biologia Marinha, Psicossomática, Psicanálise, Psicologia Cognitiva, Psicologia Clínica, Literatura, Arte, Psicologia Comunitária são algumas das principais áreas temáticas do fundo documental do Centro de Documentação do ISPA.

 

O Centro de Documentação tem como missão fornecer aos alunos, docentes, investigadores e funcionários a informação de cariz  científica, pedagógica, técnica e cultural de suporte às suas atividades académicas, ao seu desenvolvimento cultural e à sua integração social. Tendo como visão ser um centro de recursos de aprendizagem e investigação, apresenta-se como uma verdadeira Biblioteca Digital, prestando um grande número de serviços online.

 

Na prestação de serviços aos utilizadores, o Centro de Documentação tem como valores organizacionais: espírito de equipa, aprendizagem, melhoria contínua, qualidade e inovação; e como valores profissionais: partilha de informação, criatividade, solidariedade, responsabilidade pelos resultados e credibilidade.

 

O Centro de Documentação do ISPA está organizado em três sectores: Biblioteca, Testoteca, Videoteca & Multimédia.

 

Nos últimos anos a Biblioteca Frederico Pereira, foi uma referência na comunidade científica do país devido à existência de um vasto e diversificado fundo bibliográfico. Disponibiliza uma relevante coleção sobre a História da Psicologia em Portugal, e um conjunto de obras atualizadas nos diversos domínios da Psicologia, Ciências Sociais e da Vida;

 

  • Testoteca, constituída por um conjunto diversificado de provas de avaliação psicológica (testes de personalidade, inteligência e provas de neuropsicologia, etc.); 
  • Videoteca & Multimédia, equipada com postos de visionamento, constituída por diversos materiais multimédia didáticos e de ficção de suporte ao desenvolvimento de atividades científicas e pedagógicas. 

 

Servir o utilizador 

"Na realidade, todo o leitor é, quando lê, o leitor de si mesmo."

Marcel Proust

 

Tem a preocupação de oferecer aos seus utilizadores - espaços de encontro – um espaço físico acolhedor e íntimo, onde se pode aceder à sua coleção de livros e revistas impressas e um espaço apelativo, constituído por uma sala de trabalho em grupo onde a palavra-chave – silêncio – pode ser quebrada numa animada reunião de trabalho, com o Tejo como companhia.

 

Qualquer utilizador do ISPA, tem acesso direto através do seu computador pessoal, às revistas online que fazem parte do fundo bibliográfico do Centro de Documentação.  Destacamos a B-on, Biblioteca do Conhecimento On-line – através do qual acede a um conjunto de grandes editoras internacionais, que possibilitam o acesso a 18.000 publicações científicas. 

 

Disponibiliza ainda, através da sua biblioteca digital os seguintes recursos eletrónicos: PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, Psychoanalytic Electronic Publishing, Academic Search Complete, Business Source Complete, Catálogo Bibliográfico do ISPA, Web of Knowledge, ERIC, Medline,  Repositório do ISPA e SciELO. 

 

Serviços e produtos

O constante apoio aos utilizadores (serviço de referência e informação digital) traduz-se em orientações sobre como utilizar os recursos e como encontrar a informação que procuram. Neste aspeto, referimos as sessões de formação aos utilizadores com o objetivo de desenvolver competências na utilização de recursos de informação e de aprendizagem ao longo da vida. Para além deste serviço, o utilizador dispõe de uma gama de serviços de suporte ao processo de ensino - aprendizagem e investigação:

 

    - acesso ao catálogo bibliográfico;  

    - serviço de pesquisa assistida;

    - serviço de fotocópias em regime de auto-serviço;

    - empréstimo interbibliotecas;

    - empréstimo domiciliário;

    - livre acesso ao fundo documental;

    - leitura presencial.

 

O Website do Centro de Documentação constituiu o ponto integrador de todos os recursos e documentos disponibilizados e um elemento essencial da comunicação com os utilizadores.

 

No sentido de estimular o diálogo com os seus utilizadores, o Centro de Documentação dispõe de uma Newsletter e de um Blogue, designados InfoBib.

 

O Centro de Documentação desenvolve ainda, espaços de cultura e lazer, atividades de extensão cultural, associadas a projetos que tenham por base a aquisição de hábitos de leitura e o prazer de ler, como lançamento de livros, encontros com autores, exposições, conferências, debates.

 

Freud, Piaget, Vigotsky, Herbert Simon, James, Bruner, Bion, Pessoa, Damásio, Klein, Cooper, Stern, Johnson-Laird, Ricoeur, Darwin, Weber, Rappaport, Cacioppo, Paula Rego, Sami-Ali, Lorenz, Edward O. Wilson,  Kahneman, Bowlby, Festinger, Eysenck, Yalom são alguns dos autores que podemos encontrar nestes espaços de encontro.  

 

 

    >> Regulamento 

    >> Cooperação

    >> Carta de direitos e deveres

    >> Guia do utilizador

 

Última actualização » 2016-02-15

Discovery Service

Horários e Contactos

 

 

Horário
Dias Úteis

9:30h às 21:00h 

 

Sábados

9:30h às 17:00h

 

T: 218 811 750

F: 218 860 954
biblioteca@ispa.pt

 

Morada

Rua Jardim do Tabaco, 34

1149-041 LISBOA

 


» Planta do CD