Biblioteca Frederico Pereira

Biblioteca Frederico Pereira

Professor Doutor Frederico Pereira (n. 1951)

 

Director do ISPA desde 1985, primeiro Reitor do ISPA-IU em 2009.

 
Considerando a Formação Universitária uma formação alargada, caracterizada por uma visão humanista do Mundo e da Sociedade, pela elaboração permanente de um incontornável  espírito crítico, por um processo de construção e  não de aquisição passiva de conhecimentos, por uma democracia activa no plano institucional, e por uma repercussão social tão grande quanto possível das actividades universitárias, o Professor Frederico Pereira conseguia aliar tudo isto, sem esquecer outras coisas importantes, como por exemplo as Artes, que respiravam no ISPA de diversas formas.

 

Aqui fica uma breve nota biográfica, elaborada na ocasião da Homenagem ao Professor Frederico Pereira, a 6 de Junho de 2014, onde foi atribuído o seu nome à Biblioteca do ISPA.

 

Licenciado em 'Psicologia' (Psicopatologia) pela "Université de Paris-Sorbonne". Mestre e Doutor em Antropologia Normal e Patológica  pela "Ecole des Hautes Etudes en Sociales” de Paris (equivalência ao doutoramento em Saúde Mental pelas Universidades Portuguesas). Obteve a "Habilitation Doctorale" (idêntica à Agregação) e foi "Directeur de Recherches" da "Université de Provence".
 
Depois do 25 de abril de 1974, foi sucessivamente  Professor Auxiliar, Associado e Catedrático no ISPA. Foi convidado como Professor Catedrático, Conferencista e membro de Júris em diversas Universidades internacionais, entre as quais se destacam a Universidade de Pequim, a Universidade de Nanjing, a Universidade de Provence, de Paris VII, de Paris X, de Tilburg, de Salamanca, entre outras.
 
Foi eleito  membro do conselho Directivo,  e Director do ISPA durante cerca de trinta anos, tendo sido membro do Conselho Cientifico por inerência desde a sua criação. Foi também o primeiro Reitor do ISPA-IU. Como Director imprimiu ao ISPA quatro orientações fundamentais:
 
-    Constituição  de um corpo docente próprio em dedicação exclusiva e apoio à realização de doutoramentos;
-   Criação de um Centro de Investigação  com  várias linhas de investigação que vieram a tomar corpo em Unidades de Investigação FCT e organização dos Laboratórios correspondentes;
-    Obtenção da habilitação para ministrar todos os graus académicos da Licenciatura ao Doutoramento;
-    Aquisição de instalações dignas e compatíveis com os desenvolvimentos pretendidos.
 
Para que o ISPA viesse a obter o estatuto de Instituto Universitário, impulsionou em particular o desenvolvimento das Ciências Biológicas, e,  no mesmo sentido, procurou que se desse desde sempre o maior apoio possível à Biblioteca, vendo nela uma condição sine qua non para o desenvolvimento científico, humanístico e da cidadania, e um epicentro do ISPA e do ISPA-IU.
 
A ele se deve a continuação da Revista Análise Psicológica, que dirigiu durante 30 anos, a internacionalização do seu conselho Cientifico, assim como a criação/edição das seguintes revistas: "European Journal of Psychology of Education"; "Literature and Psychoanalysis"; "Gradiva: Revue Europeene d'Anthropologie Litteraire (Litterature, Psychanalyse et Art)";  e, ainda, a abertura de uma linha editorial no ISPA.
 
Actualmente tem-se dedicado com maior intensidade à actividade Psicanalítica, e à Formação de Psicoterapeutas, o que foi facilitado pela sua carreira como psicanalista: Psicanalista Titular Didacta, membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Psicanálise durante dez anos, e Presidente durante quatro anos, assim como membro do "Committe on Psychoanalytic Activities and Scientific Practices" da "International Psychoanalytic Association".

 

Lisboa, 6 de Junho de 2014

 

 

     >> InfoBib  Temático |  Frederico  Pereira

     >> Sessão de Homenagem | Galeria fotográfica

     >> Video da Sessão de Homenagem | Sessão de Homenagem

Ultima actualização 2017-07-17